PROJETO HIGIENE
Berçário I, II e III
JUSTIFICATIVA
Partindo do princípio que uma boa saúde contribui para o desenvolvimento e o aprendizado de nossas crianças e tendo em vista a necessidade de transmitir ao educando e aos pais sobre o valor da higiene, consideramos de suma importância trabalhar esse projeto desde cedo com as crianças do berçário.
OBJETIVO
Levá-los a entender que a boa saúde está relacionada a higiene buscando mudanças em seus procedimentos atitudinais como forma de prevenção às doenças, estimulando para a prática correta de tomar banho, cortar as unhas pentear os cabelos, escovar os dentes, lavar as mãos antes e depois das refeições com o auxílio dos pais ou da professora.
O QUE AS CRIANÇAS PODEM APRENDER?
· Perceber a boca, língua e, posteriormente, os dentes;
- Identificar os pertences pessoais (escovas dentais e cabelos, toalhinhas, lenços, fraldas, pomadas, xampu, talco, sabonete, toalha, etc.)
- Criar hábito de higiene bucal e corporal;
- Identificar o momento do banho e de lavar as mãozinhas;
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS (recursos)
BERÇÁRIO I
· Mostrar o rosto da criança no espelho para que primeiramente ela possa se reconhecer;
· Mostrar cada parte do seu rosto olhos, nariz orelhas, boca e cabelos, sempre falando o nome de cada parte para que a criança assimile;
· Trazer músicas que envolvam gestos e ao mesmo tempo mostre-as apontando cada uma das partes do corpo;
· Canções de higiene (exemplos anexados no final do conteúdo);
· Teatro de fantoches mostrando uma história que represente uma escovação dos dentes ou outro aspecto de higiene;
· Escovar os dentinhos dos bebês com escovinha de silicone;
· Realizar uma brincadeira que apresentem situações de higiene como, pentear os cabelos, fingir que escova os dentes, realizando sons com a boca;
· Aproveitar o momento da rotina escola como, trocas de fraldas, higienização das mãos, rosto, cabelos e troca de roupas para conversar com os bebês. Exemplos: “Agora vamos trocar a fraldinha pra ficar limpinho!”, “Vamos pentear os cabelos e ficar bem bonito”, “Agora que já jantou vamos lavar o rosto”, etc.
· DVD “Patati e Patatá” – Música chuveiro
· DVD da Xuxa – Música escova os dentes
· Aprender através do lúdico
· Elaborar uma lembrancinha para o Projeto
BERÇÁRIO II e III
· Descoberta do corpo
· Estimulação da linguagem oral
· Identificação do hábito da higiene
· Leitura de livros sobre higiene;
· Canções de higiene (exemplos anexados no final do conteúdo);
· Expressão corporal
· DVD Patati e Patatá – Música chuveiro
· DVD Xuxa – Escova os dentes
· DVD Cocoricó - Episódio da água
· Teatro de fantoches – “Pedrão dentão”
· Confecção de fantoches
· Atividade com tinta
· Atividade com colagem
· Utilizar uma escova de dentes usada ou esponja de banho para realizar atividades com tinta
· Desenvolver a motricidade fina e ampla através de atividades
· Desenvolver a criatividade
· Brincar de mímica na frente do espelho, repetindo gesto de escovação, pentear e lavar cabelos, lavar as mãos.
· Brincadeira de faz de conta (ser dentista escovar os dentes de uma boneca ou uma boca gigante confeccionada pela professora)
· Explorar materiais de higiene como, escova e creme dental, sabonete, cotonetes, xampu, pente e escova de cabelos, toalhas.
· Realizar escovação
· Realizar higiene das mãos e rosto após as refeições
· Aproveitar momentos da rotina das crianças para conversar. Exemplos: “Agora vamos trocar a fraldinha pra ficar limpinho!”, “Vamos pentear os cabelos e ficar bem bonito”, “Agora que já jantou vamos lavar o rosto”, (trocas de fraldas e roupas, etc.)
· Mostrar figuras ou cartazes de pessoas realizando a higiene
· Nomear e reconhecer os órgãos dos sentidos
· Visualizar e interpretar imagens
· Podemos convidar um dentista para realizar uma pequena atividade com as crianças
· Aprender através do lúdico
· Elaborar uma lembrancinha para o projeto
· Musicas: Meu dentinho, meu dentinho
Vou escovar, vou escovar
Pra ficar limpinho, pra ficar limpinho
E brilhar e brilhar (música meu lanchinho)
-------------------------------------------------------
Fui buscar o meu xampu ,pu, pu
Na minha casa, sa, sa
No meu banheiro, ro, ro
Quando eu vi, vi, vi
Escorreguei, guei, guei
E quebrei e quebrei o meu nariz, ahhhhhhhhh!
---------------------------------------------------------
Escova os dentes Chu, Chu, Chu, Chu, Chu
Escova assim Chu, Chu, Chu, Chu, Chu (Xuxa
AVALIAÇÃO
Percebendo que a higiene corporal é muito importante, é através desse projeto que queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e alertados da necessidade do cuidado do corpo como um todo. É um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo, sempre voltado para o fator limpeza. A proposta é mostrar ao aluno que seu corpo "é fonte de vida" e que merece carinho e cuidados especiais.