Meus Amores!

Meus Amores!
Maria e Sofia

domingo, 21 de novembro de 2010

PROJETO CORPO E HIGIENE


Tema: Eu e meu corpo.

Duração: 15 dias

Clientela: Alunos de Maternal II

Justificativa
 A escolha desse projeto surgiu pelo fato dos alunos apresentarem maiores necessidades e precisarem de orientações de como cuidar do próprio corpo. Pois nesta fase é importante que os alunos adquiram, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a higiene e o meio onde vivem.

Objetivo geral
Conhecer e valorizar o próprio corpo e conscientizar os alunos sobre a importância da higiene para uma vida saudável.

Objetivos específicos
· Socializar.
· Ampliar e enriquecer o vocabulário para interagir com o meio.
· Desenvolver a linguagem oral, a coordenação motora e a criatividade.
· Desenvolver o gosto pela música.
· Estimular a concentração e atenção.
.Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;
· Identificar as partes do corpo.
· Identificar as partes do rosto.
· Reconhecer e desenvolver os cinco sentidos (tato, visão, olfato, paladar e audição).
· Nomear as partes do corpo e os órgãos do sentido;
.Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;
.Reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental;
.Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;
.Realizar atividades diárias de higiene;
.Organizar rotinas de práticas de escovação dos dentes;
.Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unha e cabelos;
· Visualizar e interpretar imagens;
.Dramatizar histórias;

Conteúdos
· Corpo e higiene;
· Órgãos dos sentidos;
· Alimentação e saúde;
· Artes plásticas: pintura, modelagem, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido;
· Músicas;
· Sistema de numeração, (traçado, noção de quantidade);
· Linguagem oral;
· Descoberta do corpo;
· Motricidade;
· Expressão corporal;
· Dramatização e criatividade;
· Movimento;

Metodologia
.Conversas e debates; (importância dos alimentos para a saúde, importância dos cuidados com o corpo e higiene).
· Visualização e descrição sobre as partes do corpo;
· Cartazes com regras de higiene;
· Músicas relacionadas ao tema;
· Historinhas: “O Sanduíche da Maricota” - Avelino Guedes – Editora – Moderna. “A Galinha       Ruiva” Editora FTD.
.Jogos (quebra-cabeça, figuras, labirinto, ligar e jogo da memória);
· Recorte e colagem de gravuras;
.Dinâmicas de grupo;
.Reprodução de histórias;
.Exposição dos bonecos ilustrados de cada criança;
·Confecção do livrinho: O dentinho;
.Grafismo: desenho, pintura, traçado;

Culminância
. Dia da beleza.

Avaliação
 Percebendo que a higiene corporal é de suma importância, portanto, através desse projeto, queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e alertados da necessidade do cuidado do corpo como um todo. É um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo, sempre voltado para o fator limpeza. Na oportunidade, queremos também que todos os alunos se informem das várias formas de higiene em casa, na escola e na comunidade.
         A proposta é mostrar ao aluno que seu corpo "é fonte de vida" e que merece carinho e cuidados especiais.
         Os alunos serão avaliados através do envolvimento ao participar das atividades desenvolvidas durante o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário